São José dos Pinhais, 31/03/2011 14:08
A partir de 1º de abril São José dos Pinhais terá novos médicos atuando na rede pública, em virtude da implantação da Residência Médica em várias especialidades. Na noite desta quarta-feira (30) os residentes assistiram à aula inaugural do curso na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o prefeito Ivan Rodrigues, o vice-prefeito Jairo Melo e secretários municipais.
Após seleção e credenciamento pelo Ministério da Saúde, o município recebeu incentivo da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para a abertura de 30 vagas nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria e Clínica Cirúrgica, além de profissionais de Medicina na Família e Comunidade.
A primeira turma de residentes do município será composta por 22 alunos. Segundo Adolfo Bareiro, da Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação da especialização na rede pública municipal faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Saúde, traçadas por meio de conferência em maio de 2010. “Uma das metas é tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino e aprendizado”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, ressaltou a participação dos médicos que ajudaram a elaborar o projeto e o apoio do prefeito Ivan Rodrigues. “Está instalada a rede de saúde-escola de São José dos Pinhais devido a sua ousadia”, afirmou, referindo-se ao prefeito. “A solução para a saúde na cidade não está fora, está aqui”, complementou.
O secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, e o prefeito Ivan Rodrigues com a placa de instalação da residência.
Durante o evento na Câmara, o diretor-geral do hospital São José, Ernesto Wiens, entregou uma placa de honra ao mérito ao prefeito. Ele declarou que a conquista é parte do compromisso com a população de oferecer saúde pública da melhor qualidade. “Não é uma ousadia, e sim uma obrigação”, afirmou. Desde o início da gestão de Ivan Rodrigues, 147 médicos foram contratados.
“Nós vamos nos dedicar ao máximo para que a residência seja bem feita. Estamos muito agradecidos por essa oportunidade”, afirmou Antônio Carlos Nogueira, representando os residentes. Ele saiu da cidade de Marialva, no norte do Estado, para fazer a especialização em ortopedia em São José dos Pinhais.
“Vocês terão grandes desafios, mas têm o privilégio de serem os primeiros. Terão ótimos profissionais dedicados a ensinar e acompanhar o trabalho de vocês”, declarou Raggio aos alunos.
A aula inaugural da residência foi ministrada pelo professor Roberto Luiz Sobânia, formado pela UFPR em 1966 e professor titular da universidade. Ele relatou experiências de sua prática e ressaltou a necessidade de um atendimento mais humanizado aos pacientes. “A Escola de Medicina só é válida se estiver envolvida com a sociedade”, destacou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários